Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TEXTO DA SEMANA

Toda semana iremos postar aqui os textos discutidos no grupo que são de interesse de professores e alunos. Abaixo o resumo e o link do texto escolhido para esta semana.


CRISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS?1*

(Crisis in science teaching?)

Gérard Fourez [gerard.fourez@fundp.ac.be]

Dept "Sciences, Philosophies, Sociétés"

Cellulle EMSTES (Enseignement des Mathématiques et des Sciences,

Technologies, Ethiques, Société.

Facultés Universitaires de Namur

B 5000 Namur, Belgium

Resumo

Este trabalho propõe uma revisão crítica sobre os principais problemas enfrentados pelo ensino de ciência na atualidade. Ele realiza uma reflexão sobre os objetivos da educação científica e os desafios presentes na escola. As conclusões apontam para a necessidade de uma redefinição da ciência escolar e na forma de condução das atividades de ensino.


Link: http://www.if.ufrgs.br/public/ienci/artigos/Artigo_ID99/v8_n2_a2003.pdf

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

FOTO DA SEMANA

Fim de tarde em preto e branco I (praia de Ajuruteua, Bragança-PA) Foto de Adriano Penha Furtado

Fundação: 1634

Distância de Belém: 210 km

Localização: Messoregião do Nordeste Paraense e Microrregião Bragantina.

Área: 2.090 km²

População: 102.232 habitantes

Limites: Norte, Atlântico; Sul, Santa Luzia do Pará e Viseu; Leste, Augusto Côrrea e Viseu; Oeste, Tracuateua

À margem esquerda do rio Caeté está situado o município de Bragança, palco do primeiro pólo de ocupação européia da Amazônia, que logo se estabeleceu como a segunda cidade mais antiga do estado do Pará.

Conhecida como "Pérola do Caeté", Bragança é comentada em todo mundo pela sua hospitalidade e pela diversidade de atrativos naturais e culturais, além de um conjunto arquitetônico que a diferencia das demais cidades do nordeste paraense.

Um passeio pelo centro da cidade leva o visitante, de imediato perceber. A Arquitetura da época reflete a colonização européia nos séculos XIX e XX, que foi fundamental para o desenvolvimento do Municípío.

A natureza é primordial para o turismo em Bragança. Não bastasse as paisagens das praias, os manguezais, campos e iguarapés, a natureza ainda presentea a cidade com uma diversidade de espécies como: carangueijo, sururu, peixes, camarão, ostras e várias frutas regionais.

Da mandioca é produzida a melhor farinha de todo o Brasil, e está presente frequentemente na mesa do bragantino. Você que visita Bragança não pode deixar de participar desse farto banquete que a natureza oferece em nossa cidade.

A história de Bragança do Pará está relacionada com a conquista da Amazônia, durante o Período Colonial, uma vez que por volta de 1616 o atual território bragantino, terra dos índios tupinambás, foi visitado pelas primeiras missões portuguesas e espanholas. Álvaro de Souza, filho de Gaspar de Souza, fundou em 1634, o povoado Sousa de Caeté, à margem direita do rio Caeté, posteriormente transferido para a margem esquerda, onde, atualmente, se situa a sede municipal de Bragança.

Já em 1760, deu-se a instalação da primeira Câmara Municipal de Bragança e em 1883 a cidade deu início à construção da Estrada de Ferro de Bragança, pois o objetivo do governo do Pará era transformar Bragança num grande celeiro para Belém e para a cidade de Salinas.

Bragança prosperou com a ferrovia e segurou o declínio econômico causado pelo fim do ciclo da borracha, uma vez que representava um importante ponto intermediário com o Maranhão.

Em 1955, o governo de Castelo Branco, tendo como Ministro da Aviação o Marechal Juarez Távora, extinguiu a Estrada de Ferro de Bragança sob a alegação de déficit.

Considerada uma das mais belas praias do litoral paraense, Ajuruteua recebe, nas férias de julho, considerável número de turistas que vao curtir a paisagem natural e um agitado programa de veraneio.

O caminho para Ajuruteua já é uma festa para os olhos. Com a rodovia PA-458, que liga Bragança a Ajuruteua, a mansidao da viagem só é quebrada pela beleza indescritível da revoada de guarás, garças e outros pássaros e pelas fêmeas de caranguejo que, na época da pocriaçao, atravessam a pista atrás de um lugar seguro para as crias.

Fonte: http://www.correiobragantino.com.br


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MEC: DATA DO ENEM SERÁ MANTIDA MESMO COM ATRASO NA LICITAÇÃO


O Ministério da Educação (MEC) afirmou que as datas do Enem 2010 estão mantidas. O órgão garantiu que possíveis atrasos no cronograma de preparação do teste, devido à suspensão do pregão para contratação de serviços de impressão das provas, já estavam previstos. Os 4,6 milhões de inscritos enfrentarão a maratona de questões nos dias 6 e7 de novembro.

O processo de licitação foi suspenso após a Gráfica Plural - que ofereceu o menor preço para o serviço, mas foi desclassificada - ter recorrido. A juíza federal substituta da 2ª Vara de Brasília, Candice Jobim, decidiu pela paralisação até reunir informações para julgar a liminar. O MEC espera que a questão seja resolvida até segunda-feira.

O Inep alega que a empresa foi inabilitada porque os atestados de capacidade técnica não atenderam às exigências de segurança. No ano passado, a gráfica era responsável pela impressão do exame quando houve o vazamento de provas e o cancelamento do Enem.

Em nota, o diretor geral da gráfica, Carlos Jacomine, afirma que foram cumpridas todas as exigências, e que a empresa não responde por nenhum processo sobre o vazamento.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao