Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VOLTA ÀS AULAS E ARTIGO DO DIA


Julho acabou e depois de um merecido descanso, tanto para os alunos quanto para os professores, é hora de voltar às salas de aula e retomar a preparação para o vestibular no fim do ano.

É hora também de rever os amigos, compartilhar novidades e planos, e justamente nessa hora muitos começam a pensar na escolha que farão no final do ano, e se perguntam, qual será o curso ideal para mim?

Existe modos bem simples de você descobrir suas aptidões que ajudarão na escolha de um curso superior. Por exemplo, muitas escolas (e deveriam ser todas) contam com um profissional chamado pedagogo, ele ou ela pode lhe ajudar a descobrir os traços que você possui que o fariam se destacar em determinada profissão. Descoberto esses traços, não se preocupe em demasia com o vestibular, tente levar tudo de maneira leve, porém sem se descuidar dos estudos, pois muitos alunos que conseguem os primeiros lugares nos vestibulares mais concorridos do Brasil contam que sempre reservavam um dia na semana para sair com os amigos, uma hora ou duas por dia para ler um livro que gostam ou para jogar aquele jogo de videogame.

Resumindo, o vestibular deve sim ser levado a sério, mas nunca a ponto de prejudicar sua saúde física e mental por passar longas e intermináveis horas estudando, afinal o estudo tem que ser encarado como algo prazeroso e não como algo ruim.

Abaixo algumas dicas para melhorar sua eficiência nos estudos.

Larisse Regina de Souza Castro (Graduanda de ciências biológicas na UFPa e Bolsista do PIBID)

Dicas para tornar mais produtivo o seu estudo

- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.

- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.

- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.

- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.

- Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas.

- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para fora da escola, por conta própria.

- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.

- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.

- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia e Biologia temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.

- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não esperar para estudar um dia antes da prova.

Pe. Adilson Schio, ms - publicado na revista Salette - janeiro e fevereiro de 2008, p. 43)



ARTIGO DO DIA

CRISE NO ENSINO DE CIÊNCIAS? (Gérard Fourez);

Este trabalho propõe uma revisão crítica sobre os principais problemas enfrentados pelo ensino de ciência na atualidade. Ele realiza uma reflexão sobre os objetivos da educação científica e os desafios presentes na escola. As conclusões apontam para a necessidade de uma redefinição da ciência escolar e na forma de condução das atividades de ensino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário