Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de junho de 2010

ESCULTURAS VIRAIS!!! E ARTIGO DO DIA


O artista Luke Jerram criou alguns dos vírus e bactérias mais mortais de todos os tempos em vidro. Ele criou réplicas da varíola - conhecida por ser a doença que mais matou na história da humanidade até o recente HIV. Os trabalhos em vidro translúcido foram desenhados com a ajuda de vidrologistas e fotografias científicas. Jerram diz que criou os vírus e bactérias de vidro para mudar a percepção de como eles se parecem. Isto é, geralmente, são apresentados na mídia com cores claras e fortes, mas na verdade são transparentes.


No site: http://www.lukejerram.com/ vocês podem obeservar mais obras do artista!

Você encontra mais informações sobre esse trabalho no endereço: http://www.muitolegal.net/2009/09/as-doencas-mais-mortais-do-mundo-em.html





ARTIGO DO DIA

“AMOR E SEXO: MITOS, VERDADES E FANTASIAS”: JOVENS AVALIAM POTENCIAL DE MATERIAL MULTIMÍDIA EDUCATIVO EM SAÚDE (Sonia Maria Figueira Mano, Fabio Castro Gouveia e Virgínia Torres Schall)

A educação sexual na escola é prática defendida e prescrita pelo Ministério da Educação nos Parâmetros Curriculares Nacionais como eixo transversal ao currículo. O tema é complexo e a proposta expressa demandas específicas, como a formação dos professores e materiais educativos adequados. O Museu da Vida, COC/Fiocruz, desenvolveu o multimídia «Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias» e, neste artigo, apresenta a avaliação efetuada por 36 alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Rio de Janeiro sobre o produto. A avaliação permitiu identificar o multimídia como recurso educativo capaz de promover o tema sexualidade em situações de aprendizagem. Um recurso do multimídia, denominado Caderno de Perguntas, mostrou-se como espaço de interlocução entre os jovens, permitindo troca anônima de dúvidas e idéias, e alimentando um banco de dados que permite aos professores e pesquisadores conhecerem melhor o pensamento dos adolescentes.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132009000300012&script=sci_abstract&tlng=pt

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A FOTO DA SEMANA


A foto dessa semana foi tirada pelo aluno de mestrado da Universidade Federal do Pará, Luis Fernando Teixeira Nascimento, para o primeiro concurso de fotografia da biologia: Pelos olhos da biologia.

O nome da ave na foto é carcará (Polyborus plancus) e foi encontrada em Salinópolis no estado do Pará.


CARACTERÍSTICAS:
  • 56cm de altura;
  • Envergadura 123cm.

Espécie grande, alvinegra, de face (nua) amarela ou vermelha; um penacho na nuca da à cabeça forma característica; pernas altas, tarsos amarelados; desenho da asa semelhante ao do carrapateiro (Milvago chimachima), espécie bem menos posante. A cor da face passa de vermelho para amarelo na época do acasalamento, não sendo, portanto um dimorfismo sexual.

Esta ave foi imortalizada na musica popular brasileira na composição de João do Vale/José Cândido:


‘Carcará come inté cobra queimada
Quando chega o tempo da invernada
O sertão não tem mais roça queimada
Carcará mesmo assim num passa fome
Os burrego que nasce na baixada... ’


Créditos: Luis Fernando Teixeira Nascimento aluno do curso de pós graduação em teoria e pesquisa do comportamento, na UFPA.