Pesquisar este blog

sábado, 19 de junho de 2010

PRÁTICA DA LAVAGEM DAS MÃOS E ARTIGO DO DIA

Procedimento da prática de lavagem das mãos: nessa prática, podemos observar como se dará o crescimento de colônias de bactérias em 3 situações: primeiramente com o dedo sujo, em segundo lugar com o dedo lavado com água e sabão e em terceiro com o dedo feito assepsia com alcóol. A importância desse tipo de prática está em demonstrar o quanto os microrganimos estão presente em nossas vidas, participando da microbiota e conscientizar que determinados microrganimos podem causar doenças se não tivermos boas práticas de higiene, como simplismente lavar as mãos.







ARTIGO DO DIA

QUANDO O COTIDIANO PEDE ESPAÇO NA ESCOLA, O PROJETO DA FEIRA DE CIÊNCIAS “VIDA EM SOCIEDADE” SE CONCRETIZA (Nora Ney Santos Barcelos, Giuliano Buzá Jacobucci e Daniela Franco Carvalho Jacobucci);

Resumo: Este trabalho traz apontamentos sobre as Feiras de Ciências no contexto histórico do ensino de ciências no Brasil e do ensino por projetos. Na intenção de investigar uma Feira de Ciências realizada em uma escola estadual de Uberlândia, MG, com base no ensino por projetos e a partir de uma parceria escola-universidade, desenvolvemos esta pesquisa com objetivo de analisar a construção coletiva de uma proposta diferenciada de Feira de Ciências, sua respectiva avaliação e a implicação na formação de professores. O tema integrador definido pelos professores foi “Vida em sociedade”, com dez temas relacionados. A avaliação da Feira foi desenvolvida por alunos, professores, pesquisadora e estagiários universitários, com discussão sobre os pontos evidenciados pelos envolvidos. De forma geral, o projeto foi compreendido positivamente pelos alunos e professores, mas a forma como os professores percebem o ensino por projetos e a Feira de Ciências determina o envolvimento dos mesmos na elaboração do evento.









Nenhum comentário:

Postar um comentário